Neste sábado (19), os moradores do Gama tiveram acesso simultâneo a dois programas do Governo do Distrito Federal (GDF) no mesmo local: a 39ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), e o Saúde Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Saúde. Levando serviços de saúde e de diversas áreas sociais para a população, os atendimentos foram estruturados no estacionamento do Estádio Walmir Campelo Bezerra, popularmente conhecido como Bezerrão.
Presente nos eventos, a vice-governadora Celina Leão destacou que o intuito é sempre levar os serviços públicos para mais perto da comunidade. “Essa cidade tem recebido muito investimento por parte do nosso governador Ibaneis Rocha, e estamos aqui para trabalhar e dar o melhor atendimento para a população,” afirmou. Ela também ressaltou a importância do evento ser realizado no Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama e incentivou as mulheres a realizarem o autoexame e a estarem atentas às orientações de prevenção.
“A gente une esforços aqui para relembrar essa data importante. Vemos as placas e todo mundo de rosa, mas muitas vezes não fazemos o autoexame; então, quero pedir para as mulheres procurarem uma unidade básica de saúde para também fazer o papanicolau. Estamos aqui para prevenir esse câncer, tratar quando é mais barato e tem mais chance de cura. Quero aproveitar a oportunidade para levantar essa bandeira,” completou.
Serviços variados
No programa promovido pela Sejus, a comunidade contou com serviços da pasta, do Na Hora e da Polícia Civil, além de uma variedade de atendimentos oferecidos por outros órgãos do GDF. A programação também incluiu cuidados para pets, apresentações artísticas, atividades para crianças e serviços de beleza e bem-estar. Criado em 2023 pelo Decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão já atendeu mais de 270 mil pessoas e é organizado em eixos temáticos, como justiça e cidadania, saúde, cultura e educação, e esporte e lazer.
De acordo com a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a pasta passou a semana na cidade realizando reuniões com a comunidade e visitando escolas para saber o que os cidadãos mais precisavam e desejavam ver no programa, que chegou ao Gama pela primeira vez.
“Nós sempre temos um compromisso muito grande com a cidade quando chegamos com o GDF Mais Perto do Cidadão pela primeira vez. Já vivemos a cidade durante a semana, trazendo todas as subsecretarias para estarem nas escolas, junto a lideranças comunitárias, associações, sindicatos, comerciantes, empresários e toda a comunidade,” detalhou.
Entre os moradores do Gama que aproveitaram os serviços oferecidos neste sábado está a dona de casa Alvina Soares das Dores, de 59 anos. Com algumas mudinhas de plantas nas mãos, distribuídas pelo novo estande da Sustentare — uma das empresas que atuam na limpeza urbana da cidade —, dona Alvina conta que vai a todos os eventos promovidos pela Sejus.
“Eu gosto, sempre tem novidades e coisas diferentes. Hoje peguei essas mudinhas de pimentão e couve. Vim para fazer algumas consultas, mas também já aproveitei para fazer uma depilação no rosto que eles fazem aqui. É tudo maravilhoso e bem pertinho de casa,” declarou.
O programa já percorreu os quatro cantos do DF, passando por Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão e Vicente Pires.
Saúde Mais Perto
Desde 16 de outubro, os moradores do Gama também recebem os serviços do Saúde Mais Perto do Cidadão, que oferece atendimentos públicos gratuitos em saúde, que vão desde consultas de rotina até a realização de exames de sangue, mamografia, eletrocardiograma e outros. Criado em agosto, o programa já realizou 75 mil atendimentos nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia, ultrassonografia e oftalmologia.
Participando do evento pela primeira vez, o gráfico Carlos Roberto dos Santos, 62, que mora na Ponte Alta, garantiu os exames oftalmológicos, assim como a esposa. “Foi tudo muito eficiente, achei muito rápido pela quantidade de pessoas que tinha. Eu dou nota 10 para o atendimento aqui desse serviço social; consegui tudo o que queria. Nessa área médica, a gente tem uma dificuldade muito grande, então ajuda bastante,” observou.
Mais de 20 mil pessoas já foram atendidas pelas carretas com serviços de saúde. A administradora do Gama, Joseane Feitosa, reforçou a importância de levar os atendimentos para a população na semana em que a cidade completa 64 anos e pontuou que o governo tem investido em diversas reformas e entregas de equipamentos públicos na cidade.
“A gente fica muito feliz de fazer parte do calendário oficial do aniversário da cidade. Na semana passada, tivemos grandes eventos e também realizamos a reforma de quadras e o plantio de árvores. Estamos prestando diversos serviços para nossa comunidade,” contou.
Por: Agência Brasília