Um dos principais pontos de convivência da Candangolândia, a Praça da Bíblia, foi entregue de cara nova neste sábado (21) pelo governador Ibaneis Rocha. Com um investimento de R$ 320 mil, a reforma atendeu a uma antiga demanda da comunidade e incluiu serviços de pavimentação, com 1,7 km de calçadas, novo paisagismo e a ampliação do espaço para atividades culturais, religiosas e de lazer.
“A Candangolândia é uma das cidades mais tradicionais do Distrito Federal, e tem uma população muito harmônica. Estamos reformando os espaços públicos que existem aqui, trazendo novamente essa memória da cidade que é muito importante para todos nós. Esse é mais um local entregue para a população e para a nossa criançada, e com um símbolo muito importante, que é o da Bíblia”, defendeu Ibaneis Rocha.
Nos últimos anos, o GDF promoveu diversas benfeitorias na cidade, entre elas a reforma da Feira Permanente, da Praça do Bosque e do Salão Comunitário, bem como do primeiro ponto de táxi de Brasília e de quadras poliesportivas, campo de grama sintética da QR1A e quadra de basquete.
A vice-governadora Celina Leão também celebrou a entrega. “Reinaugurar a Praça da Bíblia, em Candangolândia, é uma alegria imensa. É sempre muito importante para nós atendermos às demandas da população e temos certeza que este espaço será muito bem utilizado. Com a revitalização, o local ficou mais acessível e excelente para a convivência comunitária, que sabemos ser de suma importância para a qualidade de vida, além de um local valioso para que todos possam professar sua fé”, afirmou.
A Praça da Bíblia foi instituída pela Lei nº 4.125/2008 e entregue em 28 de novembro do mesmo ano. A área da praça compreende o Calçadão Central da Praça e o Salão Comunitário e, desde que foi construída, nunca havia recebido uma reforma desse porte.
O mestre de capoeira Wisley Pereira, 46 anos, pretende levar para o local os projetos sociais que administra no ginásio da cidade. “As aulas de capoeira são dentro do Salão Comunitário, e agora com o novo espaço bem iluminado, e toda essa estrutura boa a gente vai trazer algumas aulas aqui para fora, como a roda de capoeira para que a comunidade possa nos assistir”, disse Wisley Pereira.
O aposentado Pedro Nogueira, 69, mora na cidade desde 1989 e agradeceu a primeira intervenção deste GDF na manutenção da praça. “Para mim, isso aqui foi uma grandiosidade. Há muito tempo não tinha visto uma coisa tão linda. Aqui era tudo escuro. Mudou da água para o vinho. Agora olha só, a coisa maravilhosa que ficou. Só tenho a agradecer a todos que fizeram isso sair do papel”, comemorou.
Espaço ampliado e mais acessível
Os serviços, conduzidos pela Secretaria de Obras e Infraestrutura em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a administração regional, contaram com recursos de emenda parlamentar do deputado distrital Hermeto. O trabalho incluiu a substituição do piso de pedras portuguesas por concreto usinado, instalação de novos bancos em áreas sombreadas e remoção de estruturas que limitavam o uso do espaço.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, destacou o impacto da reforma. “Era uma praça abandonada e a Secretaria de Obras se mobilizou para fazer toda a recuperação das calçadas, paisagismo, um parquinho para crianças na lateral e a recuperação do estacionamento que dá acesso ao espaço. Está lindo, é uma obra simples, mas que faz uma diferença muito grande para a população”, avaliou.
Vila Noel e programação natalina
A comemoração vai se estender até a noite, com a inauguração da Vila Noel. A partir das 18h, a praça dará boas-vindas ao Papai Noel, que chegará em uma viatura do Corpo de Bombeiros, seguido de um desfile pela cidade. Na vila, a criançada poderá se divertir com brinquedos infláveis, casinhas decoradas e iluminação especial.
Por: Agência Brasília