Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/04/19 às 11h05 - Atualizado em 11/06/19 às 16h52

Paco Britto anuncia benfeitorias na área do transporte aos moradores do Paranoá

Durante o lançamento da ação do SOS DF Justiça “Sejus mais perto do cidadão”, no estacionamento da Administração Regional do Paranoá, na manhã deste sábado (13), o vice-governador Paco Britto anunciou que, por determinação do governador Ibaneis Rocha, serão feitos estudos de viabilidade, por meio da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), para aumentar a frota de ônibus circulante aos sábados e domingos. Lembrou ainda que a ação do SOS deverá ser permanente em todo o Distrito Federal.
“Essa ação traz o governo para perto do povo”, ressaltou o vice-governador. “A população precisa da gente, da prestação dos serviços públicos para ter qualidade de vida e dignidade”. Paco Britto foi agraciado com estatueta e troféu entregues pelas crianças dos Bombeiros Mirins. Também presente ao evento, a vice-primeira-dama, Ana Paula Hoff, recebeu uma cesta de produtos desidratados da região rural do Paranoá e foi convidada pela administração regional para ser madrinha da reabertura da biblioteca da cidade.
Entre outras autoridades presentes, o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, adiantou que a próxima edição do SOS Justiça ocorrerá no prazo de 30 dias, no Riacho Fundo I. “Esse projeto será transformado em uma ação permanente”, destacou, reforçando a declaração anterior de Paco Britto. “Pelo menos uma vez por mês, estaremos rodando as cidades do DF de norte a sul, de leste a oeste. Depois de passar pela Candangolândia e Paranoá, a próxima [parada] será o Riacho Fundo I”.
Segurança
Já o administrador regional do Paranoá, Serginho Damasceno, destacou a instituição de um turno especial da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para garantir a segurança das famílias. Segundo ele, os assaltos eram comuns nas paradas de ônibus. “Com o turno extra [da PM], das quatro da manhã ao meio-dia, houve uma redução de quase 90% dos homicídios”, afirmou. “Há mais de 100 dias, tivemos um, sendo que ocorriam por volta de cinco, nos fins de semana.”

Com o turno extra da PM, das quatro da manhã ao meio-dia, houve uma redução de quase 90% dos homicídiosSerginho Damasceno, administrador do Paranoá

Transporte
Mais uma boa notícia referente ao transporte público, junto à da expansão do número de ônibus a circular nos fins de semana no Paranoá, foi comemorada durante a ação do SOS DF. Conforme viabilizou o governador Ibaneis Rocha, o DFTrans terá disponíveis veículos para locomoção das crianças integrantes dos Bombeiros Mirins até o projeto Corpo de Bombeiros Mirins. Outra novidade anunciada é a inauguração, no local, da Agência do Trabalhador, em parceria com o Ministério e a Secretaria do Trabalho.
Participações
Também prestigiaram o evento o coronel Bonfim e demais integrantes do Corpo de Bombeiros, representantes da Polícia Civil e da Polícia Militar, administradores regionais do Itapoã, de Santa Maria e de Riacho Fundo, diretores comerciais e artistas da cidade, entre outros convidados.
Na programação artística, os destaques começaram com as bailarinas do Centro Cultural Dançar é Arte, que abriram o evento. Também marcou presença a Banda do Corpo de Bombeiros do DF, executando o Hino Nacional e a Marcha a Brasília. Houve ainda a apresentação do projeto Ser Criança – Drogas Tô Fora e distribuição gratuita de livros e gibis. Paco Britto e as demais autoridades presentes também foram homenageados por um grupo que participava de uma oficina de percussão.
O programa
Os serviços do SOS DF incluem desde corte de cabelos até emissão de documentos, por meio de ações conjuntas do Procon, Defensoria Pública (orientações jurídicas) e do Na Hora. A ideia é facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos, de forma integrada e unificada, gerando economia e agilidade no atendimento para proporcionar melhoria na qualidade de vida da população. Também são oferecidas orientações sobre programas de atendimento a vítimas de violência e sobre direitos da população LGBT, pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes, entre outros públicos.