TEXTO: LÍVIO DI ARAÚJO
FOTOS: VINICIUS DE MELO
Inaugurado em 2006, embora tenha sido projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer ainda nos anos 70, o Conjunto Cultural da República João Herculino é formado pela Biblioteca Nacional e pelo Museu da República. Entre as construções, uma praça abriga três espelhos d’água: um deles com 15 metros de raio e os outros dois com 12,5 metros cada um.
Previsto no plano original de Brasília, a proposta é a de se ter no Eixo Monumental um grande pólo de cultura, compras e lazer – quando o projeto arquitetônico estiver concluído, pois os dois prédios existentes são apenas uma parte do que desenhou Niemeyer. O museu – batizado de Honestino Guimarães – impressiona por suas curvas e formas, com uma cúpula de 80 metros de diâmetro e três rampas externas.
A área de mais de 13.000 metros quadrados abriga dois auditórios, um salão de exposição e um mezanino suspenso. A estrutura conta com três elevadores, salas para reservas técnicas e restauração e áreas para conservar aproximadamente 400 mil obras. Já a Biblioteca Nacional de Brasília Leonel Brizola foi inaugurada em 2008. Aberta à comunidade para estudos, o acervo é composto por mais de 30 mil títulos das mais diversas áreas de conhecimento.