Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
1/04/25 às 13h10 - Atualizado em 1/04/25 às 13h10

Vice-governadora participa da celebração dos 16 anos do Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF

 

A vice-governadora Celina Leão participou, nesta terça-feira (1º), da celebração dos 16 anos do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). A instituição, sediada no Hospital das Forças Armadas (HFA), é referência nacional no tratamento de alta complexidade. Desde a sua criação, em 2009, já realizou mais de 2,7 mil transplantes. Cerca de um milhão de pessoas foram impactadas positivamente pelos serviços oferecidos pelo ICTDF.

 

Vice-Governadora, Celina Leão : “O Instituto é uma referência para todo o país e se destaca pela excelência do seu corpo técnico, que faz a diferença na vida de tantas pessoas.” | Foto: George Gianni/VGDF

 

O Instituto conta com 120 leitos, centro cirúrgico e serviços de emergência. Já foram realizados quase 50 mil procedimentos de hemodinâmica, incluindo cateterismos, implantes de marcapasso, angioplastias, procedimentos endovasculares e estudos eletrofisiológicos. Além disso, a instituição contabiliza mais de 400 mil exames, cerca de 450 mil consultas médicas e multiprofissionais, e quase 12 mil cirurgias.

 

“O Instituto é uma referência para todo o país e se destaca pela excelência do seu corpo técnico, que faz a diferença na vida de tantas pessoas. Além do atendimento médico de ponta, também contribui para o avanço científico e tecnológico na área”, afirma Celina Leão, que conheceu a pequena Matilde durante a celebração. Natural do Congo, na África, a garotinha foi diagnosticada com uma cardiopatia logo após chegar ao Brasil e recebeu tratamento e acolhimento de toda a equipe do ICTDF.

 

A unidade de saúde se destaca pela realização de transplantes de órgãos e tecidos, como córnea, fígado, rim, coração e medula óssea. Além disso, oferece exames, consultas e cirurgias cardíacas. O ICTDF é referência no atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para transplante cardíaco, tanto em pacientes pediátricos quanto adultos.

 

O superintendente do ICTDF, Marcus Costa, ressaltou a importância do comprometimento dos profissionais da instituição. “Minha gratidão a todos, pois encontrei aqui uma equipe de médicos comprometidos”, disse, ao recordar sua chegada ao Instituto. Ele também reforçou a importância da doação de órgãos. “Nós realizamos muitos transplantes aqui, mas pessoas ainda morrem na fila, aguardando por um órgão. Por isso, é fundamental que todos se conscientizem de que a doação de órgãos é um gesto de amor.”

 

Para quem deseja ser doador de órgãos, o primeiro passo é informar sua família. Também é possível registrar formalmente essa vontade por meio da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), que pode ser feita em qualquer cartório de notas do país.

 

Por: Ascom VGDF