Governadora em exercício entrega chaves da nova aeronave ao piloto tenente-coronel Renato Freitas Foto: George Gianni / VGDF
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal passa a contar com mais um helicóptero para suas operações. As chaves da aeronave foram entregues pela governadora em exercício, Celina Leão, ao piloto tenente-coronel Renato Freitas, na manhã desta quarta-feira, 22, durante solenidade de apresentação na Praça do Buriti. Com isso, a corporação passa a contar com três helicópteros para realizar diversas operações, como atendimento pré-hospitalar, transporte de órgãos e equipes de transplante, combate a incêndios florestais e transporte de tropas.
“No dia em que entregamos uma aeronave como essa, se pudéssemos ver o futuro, perceberíamos quantas vidas estamos salvando. Estamos prevenindo muitas mortes. Estamos dando vida às pessoas, evitando que órgãos se percam e permitindo que transplantes sejam realizados. Estamos garantindo que, mesmo com poucos minutos de diferença, vidas possam ser salvas”, destacou Celina Leão.
Foto: George Gianni / VGDF
Foram investidos cerca de R$ 34 milhões na aquisição do helicóptero pelo Governo do Distrito Federal, com recursos do Fundo Constitucional do DF e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Funcionalidades da aeronave
Batizado de Resgate 08, o helicóptero, modelo AS350B3e da marca Airbus, fabricado pela Helibrás, possui Certificado de Aeronavegabilidade primário, conforme o Manual de Procedimentos da ANAC nº 100-007. A aeronave é equipada com instrumentos e acessórios para voo diurno e noturno.
Entre os equipamentos, destacam-se o kit aeromédico, guincho de salvamento, gancho e helibalde para combate a incêndios florestais, farol de busca, pontos de ancoragem para rapel, duplo sistema hidráulico, maior potência, maior peso máximo de decolagem, piloto automático de 3 eixos e instrumentação digital de painel.
Aeronave é equipada com guincho de salvamento e sua principal função será de suporte para atendimento pré-hospitalar Foto: George Gianni / VGDF
Destinada ao Comando de Aviação (COMAV), atualmente a aeronave é operada pelo 1º Esquadrão de Aviação (1º ESAV). “Essa aeronave será utilizada no salvamento urbano e no combate a incêndios, com suporte para atendimento pré-hospitalar, que é sua principal função. Durante a época de incêndios florestais, também será empregada no combate ao fogo. É uma ferramenta versátil, que será usada em diversas tarefas do Corpo de Bombeiros Militar, sempre a serviço da população do Distrito Federal”, explicou o comandante-geral, coronel Leandro Raslan.
Celina Leão com o Secretário Segurança Pública, Sandro Avelar, o Comandante-geral dos Bombeiros, Coronel Leandro Raslan, o Tenente-coronel Eduardo, e o Deputado Federal Júlio César – Foto: George Gianni / VGDF
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, ressaltou que o novo equipamento trará mais agilidade aos atendimentos realizados pelos bombeiros, beneficiando tanto o sistema público de saúde quanto o de segurança. “É importante destacar que a Secretaria de Saúde faz grande uso desse tipo de recurso, especialmente em situações de pronto atendimento, como acidentes de trânsito, permitindo salvar vidas e realizar o transporte rápido de órgãos”, acrescentou.