O segundo papa-entulho de Brazlândia será inaugurado nesta segunda-feira (26). A nova unidade está instalada na Quadra 33, Área Especial nº 3, Vila São José e funcionará de segunda a sábado, das 7 às 18 horas.
No equipamento público, cada pessoa pode descartar até 1 metro cúbico de resíduo por dia. Podem ser descartados materiais de construção, itens volumosos (como móveis), restos de poda e recicláveis.
Também é possível entregar óleo de cozinha usado, por meio do Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
Brazlândia recebeu um primeiro papa-entulho — que fica na Área Especial 2, Lote K, Setor Norte — em junho de 2017. Na nova unidade foram investidos R$ 126.744,78, com recursos de emenda parlamentar.
Segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o equipamento está instalado próximo a Associação dos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Brazlândia (Acobraz), que faz a coleta seletiva da região. Os mais de 30 cooperados que trabalham no local poderão aproveitar os recicláveis depositados no papa-entulho.
As unidades inibem o descarte irregular em áreas públicas, por ser um local apropriado para a destinação de resíduos.
Além dos dois de Brazlândia, há papa-entulhos em Ceilândia (dois), no Plano Piloto, em Taguatinga, no Guará, em Planaltina e no Gama. No primeiro semestre deste ano, as sete unidades receberam 3.247 toneladas de resíduos e 195 litros de óleo.
Os equipamentos podem ser encontrados nos seguintes endereços:
A localização de cada equipamento também está disponível em um mapa na página do SLU na internet. Os dias e horários de funcionamento são iguais em todas as unidades.
A Instrução Normativa nº 2, de 15 de março de 2017, estabelece as regras para os papa-entulhos. Não é autorizada a entrada de caminhões ou carretas para descarregar o material a ser descartado, e é proibido o descarte de:
DA AGÊNCIA BRASÍLIA, COM INFORMAÇÕES DO SLU
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.