Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/07/23 às 15h03 - Atualizado em 17/07/23 às 15h58

Itapoã comemora 18 anos com muitos serviços gratuitos à população

A governadora em exercício Celina Leão e a secretária Marcela Passamani, da Sejus, com os componentes da Quadrilha Xamegar, uma das diversas atrações da 7ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

 

Em meio às comemorações do seu 18º aniversário, a cidade do Itapoã recebeu nesta sexta-feira (7) e sábado (8) o Programa GDF Mais Perto do Cidadão, reunindo uma gama de serviços gratuitos e lazer para a população local. Com a presença da governadora em exercício, Celina Leão, que passou pelo evento neste sábado, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) contabilizou cerca de 5 mil atendimentos nos dois dias de evento.

 

Acompanhada da secretária da Sejus, Marcela Passamani, Celina andou por toda a estrutura montada na Praça dos Direitos, no Bairro Del Lago 2, e frisou que este programa leva o governo até as regiões administrativas. “A ideia é visitar todas as cidades, cuidar das pessoas naquilo que elas precisam. Muitas vezes o cidadão nem sabe o que o Estado oferece”, salientou.

 

A governadora em exercício destacou ainda toda a evolução que o Itapoã vem passando nos últimos anos. “É uma região administrativa que chega à sua maioridade e que vem passando por grandes transformações: temos aí o Itapoã Park, o viaduto em construção. Hoje é um dia de homenageá-la”, reforçou.

 

Essa é a sétima edição do GDF Mais Perto do Cidadão em 2023, que passou anteriormente pelo Riacho Fundo II, Ceilândia, Planaltina, Sobradinho, Samambaia e Brazlândia, acumulando mais de 20 mil atendimentos à população. Acesso à conta de água, de energia, a benefícios sociais, emissão de IPVA e IPTU, carteira de identidade e de trabalho e atendimento jurídico foram oferecidos pelos mais diferentes órgãos.

 

Vacinação de animais disputada

 

Mas o posto da vacinação antirrábica foi o mais disputado. A população local fez fila para vacinar seus amigos pets na tenda da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Foram cerca de 300 atendimentos ao longo do fim de semana. Dentre esses, o do vira-lata Totó, que saiu de lá imunizado. Foi levado pela tutora, a desempregada Antônia Nunes, 48, que elogiou o atendimento.

 

“Eu gostei. Trouxe minha filha para brincar, o cachorro que estava precisando vacinar e resolvi o que precisava”, contou a moça. “Às vezes, não conseguimos fazer um agendamento, o sistema de marcação está lento ou muita gente procurando ao mesmo tempo. E aqui no evento é tudo mais fácil”, reforçou Antônia.

 

Além de pula-pula e algodão doce para criançada, esta edição teve a apresentação da Quadrilha Xamegar, que deu o tom das festas de São João. “Esse é um projeto vencedor e ficamos satisfeitos em recebê-lo na data do aniversário da cidade. São serviços essenciais e importantes para cada um desses moradores. Quem ganha é o povo”, destacou o administrador Dilson Bulhões.

 

“Hoje é um dia de festa para toda a família, sejam idosos, crianças, pais e também os animais”, destacou Marcela Passamani. “A cada edição, estamos trabalhando para trazer novas áreas de atendimento. Para isso, estamos ouvindo a população das cidades”, finalizou.

 

Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno