Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/02/23 às 15h49 - Atualizado em 7/03/23 às 18h14

Campanha nacional de vacinação é lançada em UBS no Guará

A governadora em exercício, Celina Leão, participou do lançamento da campanha ‘Movimento Nacional pela Vacinação’, do Governo Federal, nesta segunda (27). Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, no Guará, foi o local do lançamento da campanha Movimento Nacional pela Vacinação, do Governo Federal, nesta segunda-feira (27). O evento, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve a participação da governadora em exercício, Celina Leão, e da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

 

A iniciativa visa ampliar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). E sua primeira etapa marca a inauguração da vacinação bivalente contra a covid-19.

A secretária Lucilene Florêncio destacou que o Brasil precisa recuperar seu lugar de destaque quando se fala em imunização. “Já fomos um dos países que mais vacinava no mundo e viemos perdendo essa colocação ao longo dos anos”, lembrou. “E nós, da Secretaria de Saúde, temos a missão de levar a vacina a cada casa, a cada morador do Distrito Federal, e isso seguiremos fazendo em todas as regiões do DF”, afirmou a gestora.

 

A aplicação da dose bivalente da Pfizer, por sinal, já foi iniciada na capital federal em grupos prioritários. “É só chegar na unidade básica de saúde. Não existe território, não precisa ser morador daquele local. Cada um pode vacinar onde for mais próximo, onde desejar”, pontuou Lucilene.

 

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, o público-alvo nesta primeira fase é de 190 mil pessoas. A secretária informou que o DF conta, no momento, com 141 mil imunizantes disponibilizados pelo Ministério da Saúde e que novos lotes serão enviados pela pasta nas próximas semanas.

 

Durante o evento, o presidente Lula deu o exemplo e foi imunizado contra a covid-19 (quinta dose) pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que é médico. Lula fez um apelo à população para que se imunize e não cometa uma irresponsabilidade. “Se tiver vacina na cidade de vocês, no bairro de vocês, vá lá tomar a vacina, porque ela é uma garantia de vida”, ressaltou. “Tenho 77 anos e tomo a vacina porque gosto da vida. Hoje foi a quinta dose e se tiver uma sexta ou sétima, seguirei me vacinando”, frisou Lula.

 

O aposentado Getulio Oliveira Filho, 70 anos, não perdeu tempo. Após acompanhar o lançamento da campanha, se vacinou ali mesmo na UBS 1 do Guará. “O governo está querendo ajudar o povo e essa vacina é mais forte e mais atuante. Acho primordial e todo mundo deveria se imunizar”, sugeriu o morador do Guará II.

 

Vacinação no DF

 

A primeira fase da vacinação com a Pfizer bivalente no DF é voltada para os que têm mais de 70 anos, pessoas em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e os trabalhadores desses órgãos, além de imunocomprometidos, moradores de comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

 

O atendimento está disponível em 84 unidades básicas de saúde e em um drive-thru em frente à UBS 1 da Asa Sul (SGAS 612). Confira aqui os locais para imunização.

 

por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo