Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/20 às 16h26 - Atualizado em 12/03/20 às 16h26

Semana das Mulheres – Patrícia Viçosa: perseverar e acreditar no sonho

COMPARTILHAR

POR LÍVIO DI ARAÚJO

 

Nascida em Brasília, Patrícia Viçosa é a empresária por trás da tradição que tem a cara da cidade que é o pastel com caldo de cana. Única filha mulher do “Tião Padeiro”, coube a ela a tarefa de levar o negócio que o pai montou na Capital ainda na década de 60 e que se tornou uma das marcas mais conhecidas – e consumidas – do brasiliense: a Pastelaria Viçosa. Embora a empresa conte hoje com 300 empregados e com a venda de milhares de pastéis por dia, Patrícia Rosa – o “Viçosa” acabou virando um sobrenome – lembra que a caminhada para a expansão do negócio local aconteceu com prudência, com “um passo de cada vez”.

 

“Não foi fácil. Tive que vencer muitos obstáculos para provar que mesmo sendo a filha do meio, a mulher, eu daria conta de levar a empresa. Herdei do meu pai o tino para o comércio, hoje sou a segunda geração da Viçosa”, conta orgulhosa.

 

A pastelaria que começou na Rodoviária do Plano Piloto cresceu. Além da loja na Asa Norte, Patrícia explica que um dos grandes méritos de sua gestão à frente dos negócios foi ter conseguido expandir os produtos para um público que, muitas vezes, nem sabe que está comendo um “pastel da Viçosa”. “Hoje atendemos a grandes eventos, vendemos massas embaladas, estamos nas festas juninas, em centenas de bares e restaurantes da cidade. As grandes churrascarias hoje usam nossas massas”, explica.

 

Segundo Patrícia, o fato de ser mulher nunca a fez temer o mundo dos negócios. “Como tudo vai evoluindo e a força dos acontecimentos da a direção, as coisas se acomodam. É preciso ser um bom profissional, correr, ir atrás, buscar novos conhecimentos. É claro que sempre teremos barreiras, mas se olhar para as barreiras você não caminha”, afirma. A empresária lembra que perseverar é um dos maiores segredos do sucesso. “Pega teu sonho e vai”, sugere.