Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/01/20 às 11h18 - Atualizado em 17/02/20 às 16h26

Quadra Modelo – Brasília 60 anos

COMPARTILHAR

TEXTO: LUCÍOLA BARBOSA

FOTOS: VINICIUS DE MELO

 

À primeira vista, a Igrejinha, como é conhecida a Igreja Nossa Senhora de Fátima, encanta com seus traços singulares: a capela tem o formato similar a um chapéu de freira. Mas não é só isso. Projetada por Oscar Niemeyer, a estrutura tem a fachada decorada com os famosos azulejos de Athos Bulcão, e a pintura interna é do pintor piauiense Francisco Galeno. Essa obra de arte a céu aberto, inaugurada no dia 28 de junho de 1958, localiza-se em frente ao comércio da 107/108 Sul, atração turística da conhecida quadra modelo de Brasília – a Superquadra 308 da Asa Sul.
E por que modelo? Porque a 308 Sul tem todos os equipamentos urbanos de uma superquadra instalados e faz parte da Unidade de Vizinhança n°1 (UV-1) – além das superquadras 107, 108 e 307 –, única área de Brasília onde foram rigorosamente implementadas as propostas habitacionais feitas por Lúcio Costa. Na concepção do urbanista, essa área seria autônoma, formada pelo agrupamento de quatro superquadras, onde haveria infraestrutura básica para atender a população, como escolas primárias e secundárias, comércio, posto de saúde, clubes, áreas de recreação, esporte, lazer e cultura.
A arquitetura e o projeto urbanístico da superquadra 308 Sul, que se localiza à direita da Igrejinha, foram realizados por Marcelo Campello e Sérgio Rocha, já o projeto paisagístico foi feito pelo artista plástico Burle Marx. Os prédios são edifícios de seis andares (apenas o bloco D da 308 Sul tem quatro andares) e todos têm de um lado cobogós – tijolos cheios de furinhos que auxiliam na ventilação e também na entrada de luminosidade – e do outro, grandes janelas de vidro. A quadra foi inaugurada no dia 19 de fevereiro de 1962, praticamente dois anos após o início de sua construção, realizada pelo Banco do Brasil. A 308 Sul foi a primeira quadra de Brasília a ter garagem subterrânea.
As quatro superquadras possuem comércio local com os mais diversos estabelecimentos, como restaurantes, lojas de roupa, bares e agências bancárias. Há lojas que estão no local há mais de 50 anos. Espalhadas pelas quadras, há bancas de revistas, costuraria, sapataria e chaveiro. Ainda dentro da Unidade de Vizinhança está o famoso Cine Brasília – onde ocorre o Festival de Cinema; a Estação de Metrô da 108; o Clube Unidade de Vizinhança; a Biblioteca Setorial; o Ponto de Encontro Comunitário; parquinhos e Posto de Saúde.
Uma curiosidade é que, em frente ao Bloco A da 308 Sul, foram gravadas cenas do filme nacional Somos tão Jovens. O longa é uma cinebiografia sobre a juventude do cantor Renato Russo, dirigido por Antônio Carlos da Fontoura, em 2013. Além disso, em frente ao bloco F, há um espelho d’água com mais de 100 espécies coloridas de carpas.
Um dos acessos ao espaço da UV-1 é por meio do metrô, com descida na Estação 108 Sul. De ônibus, qualquer linha que faça o trajeto W3 Sul passa pela UV-1 (paradas das entrequadras 707/708; 708/709; 507/508 e 508/509). Também é possível o acesso pelo “eixinho”, que passa em frente às entrequadras 108 e 107 Sul.