Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/19 às 22h03 - Atualizado em 14/06/19 às 11h35

Paco Britto destaca Destrava DF durante cerimônia de premiação no Sebrae

COMPARTILHAR

Vice-governador participa de evento que valoriza projetos municipais

em prol dos pequenos negócios

 

Vinícius de Melo/Agência Brasília

Paco Britto participa de evento do Sebrae.

Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

 

 

 

Lucíola Barbosa

 

“As grandes ideias muitas vezes estão nas pequenas iniciativas. E esse é o sentido do prêmio do Sebrae, ao reconhecer os melhores projetos.” Assim o vice-governador Paco Britto abriu, na noite dessa quarta-feira (5), o discurso durante evento na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, intitulado Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – projetos municipais vencedores que mais beneficiam os pequenos negócios. Foi a 10ª edição do prêmio, que homenageou o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi também prefeito de Belo Horizonte entre 1941 e 1945.

Trata-se de um programa de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados e com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município e na modernização da gestão pública, criando condições favoráveis às micro e pequenas empresas (MPE) e aos microempreendedores individuais (MEI).

Para Paco Britto, a ousadia dos líderes na administração pública nem sempre basta. “É preciso perseguir também ideias que fomentem parcerias e iniciativas para o desenvolvimento dos pequenos empreendedores”, frisou, acrescentando que as pequenas empresas são responsáveis pelo maior número de empregos no país. Na oportunidade, ele citou o Destrava DF – pacote de medidas lançado, no início do ano, pelo Governo do Distrito Federal, que simplifica a análise de alvarás de construção, licenças de funcionamento e habite-se, visando à celeridade na tramitação de projetos de construção na capital federal. “Em sete dias, nós damos os alvarás”, garantiu.

Estavam presentes à cerimônia, respectivamente, o presidente e o ex-presidente do Sebrae, Carlos Melles, e o empresário Guilherme Afif Domingos; ministros; parlamentares; entidades de classe; e prefeitos, entre outros convidados.

 

Números
O prêmio foi instituído em 2001 e, até este ano, foram inscritos quase 10 mil projetos. Na edição de 2019, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados, excetuando Acre, Amazonas, Goiás e Distrito Federal, sendo que 1.130 foram habilitados. Os pequenos negócios representam 72,3% do total de empregos gerados em abril, em todo o país, ou seja, são 93,7 mil postos de trabalho formais, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.