Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/20 às 16h21 - Atualizado em 17/02/20 às 16h21

Concha Acústica – Brasília 60 anos

COMPARTILHAR

TEXTO: LÍVIO DI ARAÚJO

FOTOS: VINICIUS DE MELO

 

Mais um dos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer em Brasília, a Concha Acústica fica localizada às margens do Lago Paranoá, no Setor de Clubes Esportivos Norte – ao lado do Museu de Arte de Brasília (MAB).

 

Com capacidade para abrigar 5 mil pessoas, o primeiro grande palco da cidade foi inaugurado oficialmente em 1969, com uma estrutura composta por três projeções de formas retangulares e uma plataforma trapezoidal, com um setor circular côncavo. O palco fica em nível inferior em relação aos olhos dos espectadores – ou seja, um anfiteatro.

 

Inaugurada antes mesmo do Teatro Nacional de Brasília, suas linhas arrojadas integram a arquitetura com a natureza em uma área de mais de 8.000m2. Por lá, passaram grandes artistas locais e de renome nacional. Uma das atrações do espaço, logo após sua criação, foi o antológico show de Roberto Carlos, em 1971. Nos anos 1980 e 1990, artistas como Arnaldo Antunes, Djavan, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, Nando Reis e bandas como Capital Inicial e Pato Fu, marcaram presença num dos principais cartões-postais da cidade.